fbpx

Patos recebe Ação Nacional de Combate ao Câncer

Sob o lema: ‘Troque o medo por Esperança’, acontece no próximo domingo (25), por todo Brasil, a Ação Nacional de Combate ao Câncer, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Na Paraíba, três cidades foram contempladas com as ações que oportunizam o tratamento da doença: João Pessoa, Campina Grande e Patos.
 

Em Patos, as ações contam com a parceria do Hospital do Bem, da Prefeitura Municipal, Amigas Viva a Vida, FIP, e diversas outras entidades. As atividades estão previstas para iniciarem às 7h, onde os parceiros se concentrarão nas imediações do Hospital do Bem, no bairro Belo Horizonte, e seguirão numa caminhada em direção à Praça Alcides Carneiro, no mesmo bairro. Os atendimentos têm início às 8h, indo até às 12h.
 

“Nossa ação conta com a participação de muitas pessoas da sociedade civil organizada, de ONG’s, entidades e da Prefeitura de Patos, que através do prefeito Bonifácio Rocha, concedeu toda a parte logística para a ação, como o espaço, a limpeza, a STTRANS para auxiliar no trânsito. Então é uma ação que envolve todos e a gente espera que a população participe,” antecipou o médico coordenador da ação, Wostenildo Crispim.
 

De acordo com o cirurgião oncológico do Hospital do Bem, e coordenador da ação em Patos, Wostenildo Crispim, a ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é no dia 27 de Novembro, e a intenção de toda essa mobilização é sensibilizar a população com relação à prevenção e detecção precoce da doença.
 

“Neste dia, acontece o Dia Nacional de Combate ao Câncer, é o dia de promover essa conscientização das pessoas, e dizer que o câncer é uma doença muito grave, mas que tem cura, e que mesmo sendo de difícil tratamento, quando se procura o profissional especializado a chance de se curar é muito boa,” enfatizou o médico.
 

Dentro da programação da ação de combate e prevenção da doença, estão previstos atendimentos com cirurgiões oncológicos; projeção de filme educativo da SBCO sobre os principais tipos de câncer; serviços de saúde como aferição de pressão arterial, medição de peso, altura e cálculo de IMC, teste de glicemia; atividades físicas com orientação sobre a importância do hábito regular do exercício físico; orientação sobre alimentação saudável; e esclarecimentos sobre fatores de risco das neoplasias mais comuns: pele, mama, colo uterino, próstata, pulmão e gastrointestinal.
 

“Além das ações fixas na praça teremos ações como entrega de panfletos informativos, pit stop nos semáforos, explicando o que é o câncer, como é o tratamento e como buscar esse tratamento. Porque a gente quer que as pessoas se conscientizem que a doenças existe, mas que o tratamento existe aqui na nossa cidade e que com o diagnóstico precoce é possível que a gente salve a vida de muitas pessoas,” revelou o cirurgião oncológico.
 

Ainda dentro da programação, segundo o coordenador da ação, três cabeleireiras estarão no local para fazer o corte de voluntários que se dispuserem a fazer a doação de cabelos para a confecção de perucas para mulheres que perderam os cabelos durante o tratamento de câncer.

DR WOSTENILDO CRISPIM

Qual a sua opinião sobre assunto?

© 2015-2018 CSS Notícias | Desenvolvido por EA Soluções

%d blogueiros gostam disto: