fbpx

O GRANDE POTENCIAL DO SERTÃO DA PARAÍBA NA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR

Segundo Chigueru Tiba, professor e pesquisador do grupo de Fontes Alternativas de Energia (FAE) do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o noroeste da Paraíba é um dos melhores lugares do Brasil em relação à incidência dos raios solares.

“Cidades como Patos e Sousa têm uma radiação média anual de 20 MJ/m² e de 24 MJ/m² ou 26 MJ/m²” no mês de dezembro. Megajoule (MJ) é uma unidade de medida de energia, também usada para aferir a incidência de radiação solar.” Em relação à energia eólica, o Município de Santa Luzia possui as maiores jazidas de vento do mundo. 
Chigueru Tiba

Certamente, o desenvolvimento sustentável virá com energias renováveis. No sertão paraibano, os investimentos da iniciativa privada voltados para as energias renováveis (eólica e solar), terá um grande impacto econômico e social, gerando emprego e renda evitando a degradação do meio ambiente como forma menos impactante de ação antrópica. A cidade de Santa Luzia está sendo implantado um parque de energia eólica; e, em Malta, Paraíba uma usina de energia solar fotovoltaica. Nesse contexto, as políticas Públicas Estruturais voltadas para energias renováveis; “constituem-se um marco pela sua importância, dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas e como um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos.”


energia solar fotovoltaica
energia eólica

O impacto econômico e ambiental para a implantação de energia renováveis são amplamente positivos para o Brasil e, principalmente para o sertão paraibano que possui um enorme potencial de geração solar e eólica. Preservar a natureza e promover o desenvolvimento econômico torna-se um desafio, pelo uso de fontes limpas e renováveis de energia como um dos fatores mais relevantes nas ações econômicas voltadas para sustentabilidade. Por fim, é possível perceber que especificamente a geração de energia eólica e solar no sertão da Paraíba, torna-se uma alternativa rentável e bem menos impactante do ponto de vista ambiental.

Luiz Carlos Soares
Bacharelando em Ciência Política 
Imagens Meramente Ilustrativas 
Créditos: 
Ismaelino Oliveira 
Google Brasil

Página Inicial

Um comentário em “O GRANDE POTENCIAL DO SERTÃO DA PARAÍBA NA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR

  • Avatar
    16 de dezembro de 2018 em 07:12
    Permalink

    Exatamente essa matéria, sobre energia renovável no sertão da Paraíba, mostra o potencial que o nosso Estado tem.

    Resposta

Qual a sua opinião sobre assunto?

© 2015-2018 CSS Notícias | Desenvolvido por EA Soluções

%d blogueiros gostam disto: